Postagens populares

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estudo de 1º e 2º Reis e Crônicas (1ª parte)

por Aluizio de Abreu Marcondes, junho de 2007

Quando li e reli muitas vezes, segundo crônicas, fiquei pensando, raciocinando como eu ia apresentar este estudo. Uma vez que as lições eram muitas, sobre os reis bons e reis maus. Fiquei então muitas horas escrevendo e pensando e raciocinando que lição Deus estava mostrando para mim e que eu podia fazer uso. Até que em dado momento, o Senhor me mostrou uma grande lição, e, que se repete por toda a palavra de Deus, e, que o Senhor quer que eu aprenda.
Baseado nisto, é que eu vou tentar transmitir a vocês o pouco que eu vi, escutei e ouvi, na minha mente e coração, da palavra do Senhor.
Ouvi, o que estava em 2º Crônicas, na vida dos reis de Judá e Israel, alguns pontos importantes para a minha vida.
Que me servem para resolver ou pelo menos me dar direções a serem tomadas com urgência em minha vida.
A primeira coisa que eu vi foi que eu não devo olhar para os erros meus mas para os princípios que Deus me deu a conhecer.(Hebreus 10:17-18)
Isto não quer dizer que eu não esteja identificando, reconhecendo e arrependendo-me do meu pecado.
Eu apenas estou colocando, fixando o meu olhar, o meu foco, nos princípios do Senhor.
Então, observei pelo menos vinte pontos que devemos ter e devemos fazer acontecer em nossa vida, não como únicos princípios, porem, importantes princípios, pois são estes os colocados na visão sacerdotal da história dos reis, contada em 2º Crõnicas.
Destes vinte pontos, observei que podia separa-los em duas categorias: o posicional e o de ação.
Ou seja, o que eu tenho que ter ou ser como um homem de Deus e o que eu tenho que fazer ou tornar vivo em minha vida como um homem de Deus.
Assim, vejamos em primeiro lugar a Categoria do que é posicional.
Da qual separamos onze itens dos vinte pontos iniciais estudados.

Categoria Posicional:

1.Eu verifiquei que os reis de sucesso com Deus tinham em primeiro lugar resolvido em seu coração o que eles queriam fazer para Deus.

Vejam que espetáculo, que maravilha. Resolvido em primeiro lugar em seu coração, é um ato de parar no tempo para pensar, refletir, chorar, alegrar-se, pesar, medir, observar valores, sentir as forças.
E, então, após tudo isto, procurar com afinco, a porta de saída do coração, como que para extravasar a explosão da euforia, pela decisão pensada, de que nada mais poderá me demover, investir contra o meu coração.
Podem até me quebrar ou me matar, mas, tudo agora tem um significado e propósito maior. (2º Crônicas 6:7-8)
Apesar de sabermos as diferentes colocações quanto a palavra coração na Bíblia, é importante salientarmos que vamos adotar a seguinte consideração: Cabeça igual a mente, e o coração igual a emoções, sentimentos, e os dois estão no corpo. Já, o amor agápe (o real benefício e verdade conferido por Deus através de Cristo), vem pela mente, o depósito do amor philéo (Aos crentes nunca são ditas para amar os seus inimigos com a palavra philéo porque isso significaria ter os mesmos interesses que eles têm), coração e corpo. A compaixão vem das entranhas, da dor pela necessidade do outro, é a empatia não hipócrita, pela necessidade do outro.
Assim, resolver primeiro no coração o que eu quero fazer para Deus é colocar resolvido sua emoção e sentimentos, com relação ao fazer, produzir, caminhar em função de, ou seja, isto deverá ser maior ou no mínimo igual a razão. Somando a tudo isto, o respeito, o temor e o objetivo, e colocando como o alvo a Jesus, as minhas emoções e sentimentos, serão a motivação que me impulsionarão. Para que se possa desafiar a mente e o coração, para apreender, compreender, saber, prescrutar, obter o conhecimento, é necessária a sabedoria para ser um nada, uma bolha de sabão, o mais puro vácuo, para que o Espírito de Deus, possa fluir.
Aprendemos em 1º Crônicas 4:10 que devemos pedir a Deus para alargar as minhas fronteiras e que seja comigo a Sua mão.
Pensar, pensar, sempre pensar.
É preciso resolver, engenheirar, arquitetar, calcular.
Espremer os tempos, alargar os tempos, é necessário os dois.
Decidir e fazer, decidir e aprender, ser capaz de desenvolver e de criar. Criar o impossível para o realizar possível. Pesar e medir, verificar e observar, porque no momento da tomada de decisão isto torne-se como uma mola propulsora do faze, porque o querer pertence ao Senhor!
Quando já sei o que vou fazer para Deus eu Já tenho tudo resolvido na área dos sentimentos e das emoções.
Agora é dar vazão ao coração, fazer a cabeça raciocinar para se canalizar ordeiramente o coração e o corpo agir com perseverança, força, inteligência e sabedoria.
O que os Reis tinham resolvido: fazer alguma coisa para Deus.
Entendeu? Não adianta eu sair fazendo coisas a revelia do Senhor.

2.Fazer uma aliança com Deus.


Agora, resolvido em meu coração, sei porque estou agindo desta forma e como estou agindo. E saberei porque estou reagindo da forma como estou reagindo. 

Fazer uma aliança com o Senhor, nossa, como um casamento com o Nosso Senhor. Eu aceito, Ele me aceita e “voilá”. ( 2º Cro 7:14-15 até 22)

Veja, que em 2º Crônicas, nós encontramos o sacerdote Joiada, lá pelo capítulo 23 no versículo 16, fazendo um acordo consigo mesmo, com o povo e com o rei de que eles seriam o povo de Deus, uma aliança com Deus.

Interessante não? O sacerdote, um homem de Deus e um rei, o sacerdote, um homem que andava com Deus.

A pergunta é, estamos prontos para fazer uma aliança com Deus?
Vejamos, por exemplo em Hebreus 8:6-13 o que a carta aos Hebreus, nos ensina a respeito da aliança e em João, o apóstolo, a aliança pessoal, em : 5:24; 6:35; 6:47; 7:38,39; 10:28; 11:25,26; 14:6; 14:21.
Tomou a decisão? Não ainda? É hora da oração.
E o principal veja  Hebreus 12:28-29, é hora de decisão!!!!


3.Observamos nos reis que de fato e de verdade, eles se humilhavam perante o Senhor.

Demonstravam sua humildade, sua condição de servo do Senhor. Eles não conseguiriam nada, se assim não ocorre-se, pelo contrário, seriam castigados, caso não houve-se nos reis, o humilhar-se de verdade e de fato.
Assim, “olho vivo”, é preciso sermos antes de mais nada, servos, escravos genuínos do Senhor Jesus, se quisermos aprender alguma coisa. Agir como servo não é colocar no rosto a “cara de santinho”.
É um ´processo de ação natural, o ser servo, é estar o servo pronto para o serviço, como um bombeiro, bateu a sirena você pula na barra de aço e entra no veículo, depois o encarregado do problema avisa do que se trata; mas você já pulou, se dispôs a entrar em ação! Entendeu? Lembre-se que o dispor também pertence a Deus. Oração!

4. Os reis dispunham o seu coração para buscar o Senhor.

Assim, meus caros, é preciso também dispor os nossos corações para buscar o Senhor! São dois problemas em um ponto só, primeiro é disposição, eta palavrinha difícil não.
Ela é de ação, ligado ao seu comportamento, você precisa agir! Dispor é buscar a face do Senhor!
Salomão nos ensina que está ligado no coração, vontade, olhos e no ouvir. Interessante que a mente é privilegiada no ouvir.Assim, é preciso estudar Romanos 12:1-2 a renovação da nossa mente.
Podemos só escutar, isto é algo que não permanece em nossa mente e daí não sai renovação!  Porem, o ouvir está ligado com a atenção, com a inteligência, com a sabedoria. Ouvir está ligado com a mente e com o coração, produz renovação.
Neste dispor, vem a benignidade representada como a cabeça (mente) 1 Pe 2:1-3 e a fidelidade (coração).
É colocar o seu coração vazio cheio de fidelidade para ser preenchido pela vontade de buscar o Senhor, para que Ele coloque o dispor em ação.

Estranho não, cheio de fidelidade, porem vazio para ser preenchido pela vontade de buscar o Senhor, para possuir o querer o dispor de Deus.
Vontade é um ato de querer, do meu Eu submetido ao Senhor, da minha vida interior, eu não posso colocar a culpa em ninguém por causa da minha falta de vontade.
Buscar é prescrutar algo, pesquisar algo, ir atrás de algo com intensidade, profundidade e largura. Aqui eu devo estar atento. Só posso buscar aquilo que se pode achar.
Em Isaías 55:6 “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Presta a máxima atenção!
Dispor o coração e buscar o Senhor.
Presta atenção! Pense. Invocai-o enquanto está perto. Significa que haverá o momento em que não adiantará invocar mais, pois o Senhor estará muito longe para escutar, ouvir...
Que lugar e em que tempo alguém pode estar para invocar e o Senhor não mais escutar?
Pense! Confiar, é ter sua dependência no Senhor. O que vem a ser esta dependência no Senhor, este confiar. De forma simples é como aquela brincadeira de rodar a pessoa lentamente fazendo pender de um lado para o outro, cada vez mais rápido pendendo para os lados quase deixando-se cair.
É entregar-se a soberania de outrem. É a relação marido/esposa.
Sendo bom ou sendo ruim, confiar sempre. Confiar na palavra de Deus. Confiar em Jesus Cristo.
O apóstolo João em sua carta em 6:47, 54, 56 58 diz, “Em verdade , em verdade vos digo: Quem crê, tem a vida eterna.” ”Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. “ ”
Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele.
Quem comer este pão viverá eternamente.”
Confiamos? Dependemos?

5.Humilhar-se perante o Senhor

É colocar-se em posição menor do que de um escravo, é reconhecer ser nada, menos do que nada. É ser pó, como diz o profeta.  É colocar-se arrependido de seu ou seus atos de forma irreversível.
É poder dizer a Deus de sua posição e reconhecer a grandeza do Senhor, Sua soberania. É chorar intensamente de sua tristeza por seus erros. É a autocomiseração saudável.Como diz o profeta Isaias somos como vermezinhos.
É a compaixão de si mesmo por reconhecer ser uma bolha de sabão, perante a Majestade e Grandeza de Deus, e do Nosso Senhor Jesus Cristo.

6.Olhar os exemplos de vida de homens que andaram com Deus.


Aí vão desde Enoque até os nossos dias. Homens e mulheres que tem vivido conforme a vontade do Senhor. Vemos em 2º Crônicas Joiada um homem que andava com Deus, era um homem de Deus que fez um propósito em seu coração em primeiro lugar e depois fez com o povo e com o rei de que eles seriam o povo do Deus Eterno.
Quantas vezes nos não estamos só andando com estes homens e sem ganhar maturidade não nos tornamos homens de Deus? Andar com homens de Deus é uma coisa e ser um homem de Deus é outra coisa. Uma coisa não tem nada a haver com outra. Assim foi entre o rei e Joiada.
Talvez quando olhamos a história de Joás, nos vemos aí um menino com 7 anos assumindo o trono e Joiada deixando as coisas do templo para os levitas e talvez ele estivesse cuidando de Joás, alisando a sua cabeça como a um pai, assim como nós fazemos com os nossos filhos.É certo pensar desta forma?
O coração de Joiada não corrigindo o rei , e sim alisando a sua cabeça. É certo pensarmos desta forma?  E enquanto ele estivesse vivo ele protegeria o rei.
E daí Joiada viveu 130 anos, e depois morreu.
O que acontece em seguida? O rei Joás cai no pecado e leva um tempo a arrepender-se, e, quando ao atingir sua maturidade, talvez êle tenha lembrado dos ensinamentos de Joiada.A história mostra um rei que não guardou o caminhar do seu sacerdote, apenas andou com ele enquanto ele viveu. E nós? Estamos andando com o nosso pastor ou aprendendo com ele a andar com o Senhor!
Devemos procurar entender estes homens, suas vidas, seu proceder, procurarmos identificações com estes homens. Vermos suas famílias, os comportamentos e conduções de seus problemas e vitórias. Fazermos listas de princípios que observamos que estes homens seguiam e cumpriam. Suas prioridades, os tempos que dedicavam ao Senhor. Suas exigências e suas tolerâncias, como tratavam disto. Estude Esdras, Daniel, Enoque,para aprender sobre a vida destes homens que caminharam com Deus.


7.Obedecer ao Senhor.

Isto nos vemos em todos os homens de Deus. Sempre obediência, o contrário era desordem, discórdia, rebeldia, tudo o que Deus não queria. Obedecer é obedecer. Acabou a conversa. Ouve, obdece ou não!

8. Inteireza de coração.

OH! Senhor, aqui está algo que eu acho que toda a comunidade cristã tem falhado. As coisas pela metade. Vale ou não vale, eis a questão! Os valores e os pesos que dou para as coisas ficarem de acordo com minha posição de conforto. Eu mudei.... até quanto? Sou capaz de olhar para dentro de mim? Cumpro a vontade de Deus até quanto? Cumpro a ordem de Deus até quanto? Cumpro...... até quanto?
Como vemos lá em Hebreus 10:22 “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados de má consciência, e lavado o corpo com água pura.” Ou seja : corações sinceros,purificados de má consciência e corpo lavado (Espírito Santo)
Quando vou fazer acontecer prá valer?


9. Estar na Vontade do Senhor.

Uma parte dos reis, diz a Bíblia, estava sob a vontade de Deus e outra parte não.
E, a minha vontade, está submissa ao Senhor, eu subjugo a minha vontade à vontade de Deus. Eu me permito estar sob a vontade de Deus. Interessante isto não? Estar sob a vontade de.... vem do latim “stare” , ser num estado momento , achar-se em determinada postura, posição ou condição.
Significa então que num determinado momento a minha vontade não existe e sim a vontade do Senhor.
Isto é estar na...! É uma condição, eu me coloco na posição de em determinado momento de ser a vontade do Senhor.
Veja que é preciso ter mudado muita coisa no meu coração para que isto aconteça. E para que eu quero que isto aconteça? Depende do tamanho de minha ignorância com respeito a Palavra do Senhor!
Ou, também, pode ser porque você é um incauto e impostor! Não quer mudar a sua vida, porque acha que está bom como está, na minha posição de conforto e espera que o mundo acabe em muro para morrer encostado.
É meu amigo, vai assim, vai...
A vida está cheia de “gap”, uma hora você encontra o que não quer!

10. Coração pronto para o arrependimento.

Também é uma condição de posição, ou seja, eu tenho que ter na minha vida como algo inerente a pessoa, ao meu interior, a minha alma.
Ao identificarmos o problema eu tenho, eu vou, eu faço o reconhecimento exato do tamanho do problema e o qualifico especificamente.
Assim, termino por tomar uma decisão: arrepender-me!
Não há outra possibilidade diferente disto. Não tenho para onde fugir, porque levo comigo o I.R.D. ( Identificação, reconhecimento e decisão).
Queira eu ou não!

11. Fé e crença no Senhor.

A história de Abraão é a necessidade do homem quando se fala em fé e crença.
Tradução Sinonímia de Romanos 4:13
Este texto de Romanos é uma das pérolas do novo testamento que Paulo, o apóstolo do Senhor Jesus nos deixou nos ensinos "Em benefício dos Romanos", ou no grego Koiné, " ΠΡΟΣ ΡΩΜΑΙΟΥΣ

Língua-Fonte:

ου γαρ δια νομου η επαγγελια τω αβρααμ η τω σπερματι αυτου το κληρονομον αυτον ειναι του κοσμου αλλα δια δικαιοσυνης πιστεως ( Texto Receptus)

Texto segundo Tradução de Almeida revista e atualizada, 1969

Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.

Língua-Alvo:

Tradução Sinonímia:


Então a primeira lei é a do ato de promessa à Abraão,(Gen.17:1-8 o acordo de Deus; 22:15-19 a prova do acordo) o princípio de vida espiritual em si mesmo, possuidor ele mesmo, (Abraão), de existir na presente ordem de pensamentos (no mundo secular) e dos outros,(posteridade) através da posse dos atributos de retidão e da firme convicção. .

Nota Pessoal:

Paulo de Tarso, em Romanos no capítulo 4 no verso 13, refere-se como a primeira lei a promessa à Abraão de que ele teria o princípio de vida espiritual em si mesmo, explicando a razão do porque ele seria o "herdeiro do mundo". Isto é espiritual como vemos. Para existir no momento da época e dos outros que viriam, esta promessa de ser o herdeiro do mundo, aconteceu por causa de que Abraão tomou posse dos atributos de retidão e da firme convicção(Fé).